Uma praia à beira da foz do rio Itapemirim, a prainha do Pontal é o que podemos chamar de excêntrica e bela. Os movimentos das marés e da própria força do rio sempre modificam a paisagem, em várias fases do ano podemos nos deparar com diferentes formações de areia.

Em algumas estações a natureza cria bancos de areia que acabam represando água e formando pequenas piscinas naturais. A praia também proporciona em determinadas épocas do ano o surfe na pororoca (encontro das águas do rio com o mar).

Além do surfe o local se tornou um dos melhores pontos para a pratica do kitesurfe, os ventos constantes tornam o esporte praticável em praticamente o ano inteiro.

A praia do Pontal ganhou esse nome pois fica ao lado da mais tradicional vila de pescadores de Marataízes, o local concentra a maioria dos pescadores da cidade e suas ruas estreitas são uma atração à parte para quem deseja viajar ao passado e conferir de perto a maneira artesanal que ainda é conservada por esse povo que mantém as mesmas técnicas de pesca herdada de seus pais e avós.

A praia também é uma das preferidas dos pescadores amadores, pois pode se pescar tanto no mar quanto no rio, os fins de tarde geralmente pode-se perceber a presença dos amantes da boa pesca no local.

Para quem visita a cidade vindo do norte pela Rodovia do Sol, o Pontal é o primeiro cartão postal de Marataízes. Do alto da ponte que também leva seu nome a vista da praia ganha melhores contornos e se apreciar melhor o encontro das águas do rio com o mar.

Condições:

Praia costumeiramente rasa, porém devido suas variações no banco de areia, crianças devem usar colete salva-vidas e pais devem ficar atentos, quando houver formação de piscinas, os responsáveis devem verificar a profundidade antes de deixar as crianças sozinhas no local.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Help us improve the translation for your language

You can change any text by clicking on (press Enter after changing)

0
X