Categoria Geral  Noticia Atualizada em   17/08/2011   às  14:02:09                   
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marataízes obtém registro sindical junto ao ministério do trabalho e emprego
Quando a atual diretoria assumiu o SISPMM, um dos 1º passos foi o de procurar uma central sindical e/ou uma federação sindical para que obter informações quanto vida Sindical.
Foto: SISPMM
 
Leia Também
Como Presidente do SISPMM gostaria de compartilhar com nossos amigos marataizenses alguns aspectos importantes no que se refere à questão Sindical.

Quando a atual diretoria assumiu o SISPMM, um dos 1º passos foi o de procurar uma central sindical e/ou uma federação sindical para que obter informações quanto vida Sindical.

Nesse período constatou que o SISPMM NÃO ERA REGISTRADO NO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE, fator esse que impedia este Sindicato de receber a contribuição anual, além de limitar a ação representativa do Sindicato.

Após essa e outras constatações, iniciou-se uma longa jornada com muitas idas e vindas à Vitória. Além das constantes viagens realizaram-se várias Assembléias Extraordinárias com o objetivo de restabelecer as aptidões fiscal, econômica e jurídica do SISPMM, pois para efetivação do registro junto ao MTE, há uma grande lista de documentos a serem apresentados, entre eles, ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA realizada para a criação do sindicato, CÓPIA DA LISTA DE PRESENTES NA ASSEMBLÉIA, JORNAL ORIGINAL EM QUE FOI PUBLICADO O EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA, CÓPIA DO JORNAL DO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO EM QUE FOI PUBLICADO O EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA, e vários outros documentos.

No processo de juntada desses papéis evidenciou-se, para surpresa, que os documentos não existiam. Assim durante todo ano de 2009 A ATUAL DIRETORIA DO SISPMM preparou toda a documentação exigida pelo MTE e em janeiro de 2010, protocolizou o pedido do Registro Sindical naquele Ministério com toda documentação exigida. O Sindicato foi obrigado a custear duas publicações no Diário Oficial da União- DOU, a pedido do MTE e finalmente, no mês de julho de 2011, o MTE CONCEDEU O REGISTRO SINDICAL DO SISPMM.

Atualmente o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marataízes conta com REGISTRO NO MTE e conta também com a CARTA SINDICAL para que, com ela, o SISPMM receba sua cota na contribuição sindical anual e seja efetivamente representante dos Servidores Públicos Municipais. A Carta Sindical garante ainda que o dinheiro pago pelo servidor fique no município de Marataízes e retorne para ele em benefícios e representação de toda a classe.



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Claudio Luis de Almeida Monteiro    |      Imprimir